Aconteceu no último dia 01 de junho a sessão ordinária do mês na Câmara Municipal de Vermelho Novo. Os 9 vereadores se fizeram presentes sempre buscando o desenvolvimento do município e o bem estar da população.

A ata da sessão anterior foi lida e aprovada por unanimidade. Aberto o expediente do dia  os vereadores Geraldo José Ventura, José Domingos Cupertino, Raimundo Furtado e Warley Alves de Lima, apresentaram a indicação ao poder executivo que seja realizado o calçamento do morro dos Coelhos que dá acesso à comunidade dos Tates, Domicianos e Lopes. A justificativa é que os moradores necessitam desta ação do poder executivo para garantir a segurança no trânsito dos cidadãos, principalmente no período das chuvas, garantindo o direito de ir e vir dos moradores das comunidades.

Na oportunidade foi colocado em tramitação o projeto de lei 644 de de 2023, de autoria dos vereadores Warley Alves de Lima, presidente e do vereador Junior Cesar Coelho, que dispõem sobre a instituir a semana municipal de conscientização do autismo no município de Vermelho Novo. Muitos são os mitos sobre o autismo, portanto este projeto visa a divulgação e a conscientização em relação ao tema, proporcionando, aprendizado e apoio, justificam os vereadores. Warley e Junior Cesar, apresentaram  também para tramitação e votação  o projeto 645 que dispões sobre o programa wi - fi livre na área urbana de Vermelho Novo.  A justificativa dos nobres vereadores é de que a internet hoje é uma ferramenta indispensável, amplamente utilizada para capacitação e conhecimento, de forma que sua implementação trará maior conforto e melhor qualidade de vida à população.

O projeto 642, que fixa o vencimento básico dos cargos de enfermeiro e técnicos de enfermagem e auxiliar de enfermagem, foi retirado da pauta a pedido do prefeito municipal, visto que o governo federal ainda não realizou repasse destinado à este reajuste, sendo necessário aguardar a disponibilização deste recurso para o município. A vereadora Cida disse acompanhar diariamente  o portal da transparência do município, e que realmente o valor refiro ainda não foi creditado nas contas do município, concordando com o posicionamento do prefeito Zé Boneizinho.

O presidente da câmara colocou em votação o projeto 643 que fixa os vencimentos básicos dos Agentes comunitários de saúde e dos agentes de combates a endemias. Após votação o projeto foi aprovado por unanimidade em primeiro turno.

Warley convidou para que fizesse uso da tribuna o cidadão e diretor da Escola Estadual do município o senhor Antônio Pedro Eufrázio Neto. Com a palavra Antônio disse que sua presença na casa legislativa se faz necessária, para agradecer o apoio que os vereadores têm dado aos trabalhos na educação, agradecer as parcerias, como sessão do espaço da câmara para reuniões e palestras, visto que por estar em obras, o prédio da escola ainda não oferece um espaço adequando para tais atividades. Na oportunidade o Senhor Antônio convidou o vereador José Domingos Cupertino, o Preto Turíbio, para que o mesmo se aproximasse da tribuna, momento em que o mesmo realizou a entrega de uma placa de agradecimento, da Superintendência de ensino de Minas Gerais, regional Ponte Nova, e de todos os servidores da Escola estadual do município. Segundo Antônio quando a Escola Estadual entrou em colapso estrutural, impedindo seu funcionamento, o Senhor Preto Turíbio cedeu gratuitamente um prédio de sua propriedade particular para que os trabalhos da educação pudessem acontecer.

Muito obrigado pelo apoio, pelo ser humano que o senhor é vereador, sua atitude será sempre lembrada com muito carinho e respeito por todos nós. O vereador Preto agradeceu a homenagem, e com a palavra disse estar muito feliz em poder ter de alguma forma ajudado à população, em especial aos profissionais da educação e alunos. Agradeço a Deus, por poder ajudar, e é muito prazeroso saber que mesmo diante de muitas dificuldades podemos fazer o bem ao próximo. Muito obrigado finalizou o vereador.

O presidente Warley parabenizou Preto pela atitude, agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão.