Reunião extraordinária em 13 de junho de 2022 - Acompanhe os trabalhos da casa legislativa

Na última segunda - feira 13 de junho, os 9 vereadores se reuniram em sessão extraordinária na sala das sessões.
Ao iniciar os trabalhos do dia, o secretário Warley Alves de Lima, deu início à leitura das indicações direcionadas ao executivo. O vereador Raimundo Furtado, requisitou à mesa diretora que seja solicitado ao executivo a instalação de câmeras de segurança na cidade, o projeto olho vivo, objetivando o monitoramento e assim proporcionar maior segurança aos cidadãos.
A vereadora Silvia da Conceição, na oportunidade, solicitou que seja realizada a abertura das estradas na comunidade dos coelhos, no trecho que vai do campo até o morro pavimentado com bloquetes, que dá acesso aos vitorinos. A justificativa se dá pelo fluxo constante de veículos principalmente no período de safra, onde em alguns pontos é impossível a passagem de dois veículos, dificultando o escoamento da produção e o trânsito dos munícipes. A vereadora destacou também a necessidade da implantação de placas de sinalização nas vias rurais, uma vez que Vermelho Novo recebe visitantes de diversas cidades, e que com a sinalização facilitará o deslocamento entre as comunidades.
Dando seguimento à reunião o vereador Raimundo furtado apresentou requerimento ao presidente da câmara, Geraldo do Zeca, para que o mesmo convoque o secretário de obras do município, para que o mesmo preste alguns esclarecimentos sobre as atividades desempenhadas ao longo dos 18 meses de gestão da atual administração. Segundo o vereador a convocação se faz necessária para sanar dúvidas sobre os trabalhos realizados, e apresentar indicações requisitadas pela população. O presidente da câmara ao iniciar o grande expediente, deu início à votação dos requerimentos e projetos do dia. Seguindo a pauta do dia foi votado o requerimento 04/2022 do vereador Raimundo Furtado, que se trata da convocação do secretário de obras do município, em atendimento à solicitação. Os vereadores com a palavra, as vereadoras Maria Aparecida Santos e Sílvia da Conceição se manifestaram contrárias a convocação do secretário de obras, visto que a mesma tem total acesso ao executivo e secretários, que tendo alguma dúvida ou solicitação de serviços e esclarecimentos, vão diretamente ao executivo e secretário, e que sempre lhes atende da melhor forma possível, não sendo assim necessários para ambas a convocação do mesmo. Os vereadores Preto e Warley ressaltaram que após algumas solicitações tem percebido uma evolução nos trabalhos, inclusive nos relacionadas às estradas rurais, acreditando ser mais prudente aguardar as ações futuras da secretaria de obras. Diante do requerimento do colega vereador, os vereadores Junior César, Nato e Geraldo da Léia, concordaram com o mesmo apoiando que a convocação do secretário, ressaltando que não se trata de algo pessoal ou político, mas que como um colega vereador veio a solicitar tal convocação, não há motivos para que o mesmo não compareça, e se mantenha o diálogo entre o legislativo, secretários e executivo em prol do bem comum. Empatada a votação o vereador e presidente, Geraldo do Zeca, disse ser a favor da convocação do secretário de obras, ressaltando sempre que a convocação do secretário de forma alguma é para afrontar o mesmo e sim o esclarecimento de dúvidas e estreitamento da relação entre os vereadores e o departamento de obras, que é de suma importância para o desenvolvimento do município. Finalizando, o requerente Raimundo Furtado, enfatizou que o diálogo entre os vereadores e secretários, é muito importante para que se possa dar respostas à população, não se tratando de nenhuma questão pessoal, que faz parte da função do vereador, acompanhar, fiscalizar e parabenizar, inclusive ressaltando o excelente trabalho que a atual administração do prefeito Zé Bonezinho tem realizado até o momento.
Votado em segundo turno foi aprovado por unanimidade, a emenda e o projeto de lei que permite ao executivo reajustar os salários dos agentes comunitários de saúde e combate à endemias.
Encerrando os trabalhos a vereadora maria Aparecida informou à mesa e demais colegas que recebeu uma reclamação dos moradores das comunidades dos portugueses e Santo Expedito, que constantemente o veículo responsável pelo transporte escolar nestas comunidades se encontra em manutenção deixando de realizar o transporte dos alunos. “É de extrema importância que alguma providência seja tomada, pois nossos alunos já tiveram grande prejuízo escolar com a pandemia, e agora com o retorno presencial das aulas é ainda mais essencial a presença nas escolas, para uma melhor aprendizagem” disse a vereadora.
Câmara Municipal de Vermelho Novo, a casa do povo vermelhense.